sábado, 29 de novembro de 2008

Por que Gastronomia ?

Por: Lara Regis

A faculdade de gastronomia passou a chamar atenção pelo surpreendente aumento de matrículas. De uma lista de 423 cursos universitários, a gastronomia está entre os dez em que a procura mais cresceu nos últimos cinco anos. Segundo estatísticas do Ministério da Educação (MEC), ela é a que mais atrai novos alunos: o número subiu 85% só no ano passado.

O que será que motiva tantos os jovens a fazer essa escolha diante de tanta opção? Para alguns é simplesmente a paixão pela culinária, mas para outros, a motivação vem de um dado bastante promissor sobre o mercado: 98% dos alunos se formam com emprego garantido - muitos deles com mais de uma oferta de trabalho. Muito diferente dos outros cursos superiores, que em média o porcentual de estudantes que recebem propostas às vésperas da formatura não chega a 50%.

Apesar disso, não é tão fácil assim quanto parece, segundo Raphael Obadia, formado na 1ª turma de Gastronomia da Universidade Estácio de Sá, em 2002. “Você sai formado, mas apesar disso, tem que começar quase do zero nos restaurantes, eles não levam o seu diploma em consideração”.

Não é tão simples tornar-se um chef de cozinha. A maioria entra como estagiário, e depois é preciso sobreviver a competições como é comum no mercado de trabalho. A faculdade dá apenas as noções básicas. Na verdade, é só na prática que os estudantes aprendem a cozinhar de verdade.

Também não é nada glamouroso, como revela a experiência desses jovens. Um auxiliar de cozinha começa com um salário em torno de mil reais e as funções incluem lavar verduras e cortar carnes até altas horas da madrugada. É uma profissão que exige muita força de vontade e dedicação. O curso, por sua vez, não é decisivo para que consigam o posto de chef, mas funciona como o ponto de partida. E pode muito ajudar aqueles que sonham abrir o seu próprio restaurante. Quanto mais que esse é um mercado que cresce, em média, 15% ao ano. No Brasil, 26% do orçamento gasto com alimentação é usado em restaurantes. Mas é preciso lembrar que é necessário muito mais que pilotar as panelas, pra quem abre um negócio é preciso saber administrar o estabelecimento.

O interesse despertado por essas faculdades (inclusive entre jovens que geralmente não entendem nada de cozinha) se deve ainda a um novo status conferido à gastronomia no país ao longo dos últimos 30 anos. Já que deixou de ser associado apenas às donas-de-casa, pois agora passou a ser também desejo e diversão pelos quais se pagam fortunas.

Por tal motivo, a criação e propagação de cursos técnicos e, principalmente, superiores nessa área é conseqüência da demanda gerada por esse setor em crescimento, onde a qualificação tem sido cada vez mais, uma exigência profissional.

Nenhum comentário: