domingo, 30 de novembro de 2008

O curso de gastronomia

Por: Carlos Machado Filho


O curso de ensino superior de Gastronomia, que existe desde 1999, está entre os 10, de 423, mais procurados cursos ultimamente.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a gastronomia é o curso, obviamente, mais procurado pelos novos alunos: Só no ano passado, o número subiu a 85%.
O curso de graduação superior de Gastronomia é voltado para o aprendizado de diversas culturas alimentares e diversas áreas. A Gastronomia está por toda parte, abrangendo grande área de atuação como: bares, restaurantes, Buffet, catering, banquete e distribuidores de produtos vinícolas.
A principal função dessas empresas, entretanto, é a de proporcionar o bem-estar, o prazer e a sociabilidade, valorizando os costumes regionais.

Pelo fato do curso está atuando há pouco tempo, desperta os interesses dos jovens e adultos para grandes oportunidades de emprego e professores especializados, cerca de 98% dos alunos se formam com emprego garantido.
Hoje encontramos grandes universidades com excelentes laboratórios de gastronomia, com base na universidade Estácio de Sá, no campus Tom Jobim (Barra da Tijuca) Vimos como são bem equipados e ótimos recursos para os educandos.
Além da aula teórica, são feitas aulas práticas constantemente para que os educandos se profissionalizem com mais precisão ao curso, e preparando melhor a atuação.
O curso, com duração de dois anos, tem como objetivo preparar o educando para estar habilitado a desenvolver competências gerenciais para elaborar projetos gastronômicos e atuar em consultoria, atuar na área de planejamento específico em técnicas de culinárias, desenvolvendo capital humano especializado, planejarem, organizar e implementar eventos gastronômicos, gerenciar cozinhas e empresas de alimentação, além de dimensionar cardápios dentro dos padrões da etiqueta formal, reconhecer e executar as técnicas culinárias básicas nas mais diversas tendências da gastronomia, reconhecer a importância dos protocolos de higiene pessoal, ambiental e de utensílios na manipulação de alimentos.
O educando não aprenderá só como preparar uma ótima refeição, mas como estabelece preços, negocia com fornecedores e desenvolve o contato com clientes. Trabalha em restaurantes, redes de lanchonetes, empresas de serviços alimentícios, fabricantes de alimentos congelados, bufês, hotéis, companhias aéreas, parques temáticos e em outros complexos de lazer, preparar um cardápio, cuidar da ética de seu restaurante ou qualquer ambiente de refeição, administrar seu negócio, vocabulário para recepção e apresentação de seus clientes ou terceiros, cuidar da ética como o prato for servido e apresentado, etc.

Nosso objetivo é formar profissionais para atender a um público cada vez mais exigente. Explica Sandra Chemin, coordenadora do Curso de Nutrição São Camilo

O curso de Gastronomia tem dois anos de duração e tem como diretrizes básicas técnicas gastronômicas, culturas alimentares e empreendedorismo na área de alimentos, buscando a completa capacitação do aluno. Entre as disciplinas oferecidas estão Higiene dos Alimentos e Laudos Microbiológicos, Antropologia da Alimentação e da Nutrição, Dietética e Nutrição, Cálculos em Culinária e Logística de Suprimentos, Processamento de Carnes em Geral, Gestão de Negócios Gastronômicos, Aperitivos, Cervejas e Digestivos, Cozinha de Vegetais, Cozinha de Carnes e Aves, Cozinha de Pescados e Frutos do Mar, Cozinha Internacional Européia, Cozinha
Internacional Pan-Asiática, Cozinha Regional Brasileira, Cozinha das Américas, Cozinha Criação Internacional e Brasileira, Controle de Custos em Restaurantes, Enologia, Técnicas Introdutórias de Confeitaria e Padaria, Francês Técnico, Harmonização - Sobremesas e Bebidas, Gastronomia Light/Diet, Gastronomia Hospitalar e Técnicas de Decoração em Alimentos.

Alimentos Aproveitados
Em sala de aula os alunos usam alimentos frescos e de boa qualidade para melhor aprendizado deles a fazer uma comida simulando um trabalho fora do centro acadêmico.
Eles preparam muitas refeições diariamente com muita diversificação de gostos, culturas e também alternando para um certo numero de pessoas que se alimentarão da comida feita.
O mais interessante que tudo foi delicadamente estudado. Desde o lado pedagógico ao profissional.
As refeições feitas e trabalhos realizados em sala de aula são aproveitados como alimento para os próprios alunos, professores e funcionários da universidade. Assim economizando dinheiro com terceiros alimentos, funcionários, oferecendo aos funcionarios uma comida com alta qualidade, fazer com oque o aluno pratique veridicamente em alimentar terceiros e evitando de disperdiçar os produtos realizados em sala de aula.

Quem vive seu cotidiano praticando a gastronomia deve-se aplicar alguns truques de re-aproveitamento de alimentos, para manter uma sólida estrutura financeiramente evitando disperdício dos alimentos, principalmente quem vai montar seu próprio negócio.

A universidade Estácio de Sá ensina passo-a-passo como fazer essas economias em prol da administração de seu estabelecimento.
Os alunos dão dicas para pessoas que também queiram realizar esse processo em casa ou até mesmo praticar em lugares de trabalho.

- Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados em refogados, no feijão e na sopa.

- Não jogue fora os talos do agrião, pois ele contém muitas vitaminas. Limpe, pique e refogue com tempero e ovos batidos.

- As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e devem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. O mesmo pode se dizer das folhas duras da salsa.

- A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê.

- As cascas da batata, depois de bem lavadas, podem ser fritas em óleo quente e servidas como aperitivo.

- A casca da laranja fresca pode ser usada em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes.

- A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que se prepara como o doce de mamão verde.

- Com as cascas das frutas (ex: goiaba, abacaxi, etc.), pode-se preparar sucos batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.

- Evite consumir folhas com aparência amarelada.

- Cozinhe as verduras a vapor, assim elas não perderão o valor nutritivo.

- Quando for ralar a casca do limão, nunca chegue à parte branca, pois ela é amarga e pode prejudicar o sabor doce da preparação.

Um comentário:

carla disse...

nossa adorei esse depoimento, eu quero muito ser formada em gastronomia pois o que eu mais adoro é cozinhar,e quem sabe um dia ser uma grande chefe de cozinha.