segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Aulas Práticas

Por: Manuela Vilela

Nos últimos anos, o curso de culinária começou a ser mais procurado pelo público. Muitos acreditam em um novo mercado de trabalho e outros procuram apenas um hobby. No entanto, Gastronomia e Culinária é um curso puxado que tem muitos detalhes. "Para se formar em Gastronomia o aluno deve estar decidido e se dedicar ao extremo, ao contrário dos que as pessoas imaginam". Diz a professora da Universidade Estácio de Sá Joyce Cafiero.
Um dos motivos de tanta dedicação é o critério de avaliação adotado pela instituição: 40% provas teóricas e 60% provas práticas.
"Desde o primeiro período o aluno pratica nos laboratórios avançados da Estácio o que aprendeu nas aulas teóricas em sala de aula". Diz a professora.

Para participar das aulas práticas o aluno deve estar preparado com o uniforme adequado (sapato preto fechado, calça preta, jaleco, avental e o toque) e os utensílios obrigatórios (facas, descascador, fouet, etc).

O primeiro passo para quem se candidata ao Curso de Gastronomia na Estácio é se inscrever na prova de aptidão. Trata-se de um teste de habilidade. O candidato deve demonstrar prática em cortes de alimentos, manuseio de equipamentos, entre outros.

Para Luisa Ana, 47 anos, a prova prática não foi impedimento, por ser italiana, sempre teve contato direto com a cozinha. Para ela, a prova prática tem muita importância. “É perigoso uma pessoa totalmente inexperiente manipular facas e utensílios industrais”.

O curso oferece um panorama geral da culinária. Após a conclusão é indicado que o aluno escolha um segmento para se especializar. Uma das especializações mais procuradas são: Cozinha Italiana, Oriental e Cozinha de Bistrô.

Dentre as culinárias tradicionais, estão incluídas nas disciplinas práticas aulas de confeitaria, drinks e saladas. Nelas o aluno aprende a fazer recheios, coberturas, glacê, manusear vodkas e preparar combinações.

São as matérias práticas:

Preparo Prévio, Panificação e Confeitaria, Cozinha Italiana, Confeitaria Internacional, Gastronomia Diet e Light, Cozinha Asiática, Cozinha Brasileira I e II, Cozinha de Bistrô, Cozinha Regional Francesa, Eventos I e II, Drinks e Aperitivos, Saladas, Enologia.

Nenhum comentário: